A história

Como qualquer outra história de superação e empreendedorismo a empresa surgiu com a ideia da união de esforços para prover ao cliente em um único lugar a solução para suas demandas. Com isso surgiu a “ORIUN SOLUÇÕES EMPRESARIAIS”. Um núcleo que tem como meta principal atender da melhor forma as demandas empresariais.

E nessa interseção que surge a união dos sócios em juntar as forças e comprometimento com o empreendedorismo e criar agora um novo formato de empresa que tem como meta descomplicar e desburocratizar a contabilidade de forma segura e clara para seus clientes e parceiros. Aqui nasce a Icc - Instituto Contábil. “Visualizamos que as competências e habilidades de cada um seriam complementares e que a soma destas trariam um resultado melhor do que o esforço individual.”

Mas, como qualquer boa história que nasce, ela também possui sua trajetória árdua. Após alguns anos de atuação na área e com a empresa já atuando no ramo, os sócios ainda achavam que as coisas não estavam certas, algo dizia que seus ideais e valores não correspondiam com o modelo de negócio ali criado. E aí veio a necessidade de mudança após alguns anos carregando essa dúvida.

Após algumas reuniões de sensibilização notamos a insatisfação dos sócios de não conseguir transmitir uma linguagem e imagem adequada para a empresa. Essa jornada inicial e algumas conversas com os sócios ficou claro que a mudança da marca teria que ser marcante, ousada e com o toque do estúdio Trauma. Um toque em busca de todo o diferencial. Um potencial para atingir uma parcela jovem que antes acreditava que contabilidade é chata e desinteressante. 

Em todo o processo tivemos carta branca, mas o que foi ideal nesse projeto de fato foram todas as pesquisas de público e análises de similares. Tudo validado com os sócios. Isso nos deu total segurança para seguir com nosso processo e metodologia. E aqui começa a jornada da construção de marca que passou do naming, id visual ao posicionamento da empresa.

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Serviços e equipe
Naming
Desk Research
Identidade Verbal
Posicionamento
Manifesto
Identidade Visual

Diretor de Arte e Designer gráfico: Lucas Oliveira
Designer gráfico e Ilustrações: Andreza Soares
Pesquisa e Análise: Pamela Ignácio
Naming: Livia Caiado
Manifesto: Denis Rodrigues
Refino do Lettering: Felipe Polo
Motion Designer: Rafael Medeiros




O desafio

A mudança do perfil do profissional de contabilidade que, com base na evolução tecnológica que estamos atravessando, passa a ter um papel mais intelectual, ou seja, um ativo intangível com maior valor agregado, proporcionando soluções inteligentes. Deixa de ser um profissional unicamente operacional. Quebrar o paradigma do mercado em ver a empresa de serviços contábeis como o "escritório de contabilidade”, simplesmente um gerador de guias (impostos), etc. Na verdade, uma empresa de serviços contábeis é muito mais do que isso. 

Temores do cliente: não atender a expectativa e qualidade no atendimento, falha nos processos internos, não cumprimento de demandas, dificuldade em delegar responsabilidades, retorno ao cliente de forma eficiente, eficaz e adequada. A marca antiga por exemplo não remetia à inovação, estabilizou no mercado, remetia ao nome dos sócios do que propriamente à marca.



A solução

Precisamos atribuir uma nova significação e a reentrada da contabilidade nos tempos atuais utilizando-se das melhores práticas que o mercado nos possibilita. As novas ferramentas e recursos vêm para transformar a forma de trabalhar com novos ativos inteligentes e eficazes, entre si e com os clientes. A tecnologia e os dispositivos digitais impactam diversas profissões e o profissional da contabilidade não é diferente.

Uma marca/empresa que se preze na atualidade tem que estar disposta e saber mais a apoiar seus colaboradores - endomarketing - uma qualidade de serviço só se alcança com bons funcionários. Bons funcionários são frutos de planos de ação internos, vivência e crença na cultura de empresa, missão e valores bem definidos e declarados.

Devido a pandemia de Covid-19, empresas estão investindo em soluções de saúde pública e bem-estar (problemas relacionados à saúde mental e física escancaram a relação funcionário e empresa, evidenciando ainda mais marcas que se preocupam apenas com aspectos  o corporativo, ingressados - por isso o valor de uma marca posicionada e humanizada que se preocupa com a imagem interna e externa) e para isso buscamos a era da conexão como base.

O naming

O nome "Guiner" surgiu a partir de uma das necessidades de expressão da marca, presentes no seu tom de comunicação, que pedia gatilhos de mudança, convite à transformação e crescimento.

Guiner é um nome inventado que formou-se a partir da união do prefixo "guin" da expressão popular "dar uma guinada" + o sufixo "er" , que em inglês, indica "aquele ou aquilo que". Sendo assim, Guiner significa "aquele que promove uma guinada".
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Por que
o tempo?

O tempo é uma grandeza física presente não apenas
no cotidiano como também em todas as áreas e cadeiras científicas.

Uma definição do mesmo em âmbito científico é por tal não apenas essencial como também, em verdade, um requisito fundamental.

Definido desta forma, o tempo parece algo simples, mas várias considerações e implicações certamente não triviais decorrem desta, mostrando mais uma vez que este companheiro inseparável de nosso dia a dia é mais misterioso e sutil do que se possa imaginar.

Thanks!

Estúdio Trauma por:
Lucas Oliveira

DELIVERABLES
Branding | Visual Identity

Let's talk
contato@estudiotrauma.com.br



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